Alongado ou encurtado? Como a posição do ombro afeta o crescimento do bíceps
Um estudo analisou se treinar o bíceps em diferentes ângulos do ombro influencia a hipertrofia
O sonho de qualquer gymbro é treinar peito e bíceps para o resto da vida.
A gente sabe que, dependendo da posição do ombro - se está encurtando ou alongando o bíceps (Figura 1) - isso pode atrapalhar ou ajudar a geração de força. Com isso, surge a hipótese de que treinar com o bíceps em uma posição mais alongada poderia gerar uma maior resposta hipertrófica (ou seja, ele cresceria mais).

Foi exatamente isso que o artigo de hoje quis verificar. 15 homens treinaram duas vezes por semana, por 10 semanas, realizando 3 a 5 séries de 8 a 12 repetições.
Foi um estudo within-subject. Ou seja, cada participante fez os dois protocolos, um para cada braço. Por exemplo, enquanto um braço treinava em uma posição encurtada, o outro fazia o exercício em uma posição alongada. A distribuição de qual braço faria qual exercício foi aleatória entre os indivíduos para evitar viés.
Resultados
✅ A espessura muscular do bíceps aumentou de forma semelhante nos dois protocolos.
✅ Não houve diferença significativa entre as diferentes porções do bíceps (hipertrofia regional). Todas as partes cresceram de maneira semelhante.
Limitações (para fazer você pensar):
📌 Os indivíduos não eram treinados. A gente sabe que, quanto menos treinado, mais treinável você é. Será que, se fossem indivíduos experientes em musculação, os resultados seriam os mesmos?
📌 Os pesquisadores consideraram o bíceps como uma única unidade, mas a gente sabe que ele é composto por duas cabeças. Será que cada cabeça cresceu de forma diferente ao variar essas posições?
→ No geral, o estudo conclui que essas duas variações não parecem influenciar significativamente a hipertrofia do bíceps em homens destreinados após um programa de 10 semanas.
Tamo junto!
Nos vemos amanhã, às 06am.
Minha luta diária com esses bíceps 😖😩